12 de janeiro de 2013

Barrinhas de Caramelo



Base:
1 xícara (224g) de manteiga sem sal, amolecida
1/2 (100g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/8 colher (chá) de sal
2 1/2 xícaras (350g) de farinha de trigo, uso dividido

Recheio:
1/4 xícara (56g) de manteiga sem sal, amolecida
1/4 xícara de açúcar mascavo - aperto-o na xícara na hora de medir
1 colher (sopa) de glucose de milho
1 lata (395g) de leite condensado

Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 32x22cm. Forre com papel alumínio deixando sobras em lados opostos, formando alças: unte e enfarinhe o papel.
Comece preparando a base:
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga, o açúcar, a baunilha e o sal até obter uma mistura cremosa. Acrescente  2 1/4 xícaras (315g) da farinha e misture.
Transfira 3/4 da massa para a base da assadeira preparada e pressione com os dedos para forrar todo o fundo. Leve à geladeira.
Transfira a massa restante para uma tigela média, junte 1/4 xícara (35g) de farinha de trigo restante e misture para formar uma farofa grossa - vá apertando com as mãos para formar caroços de massa de tamanhos diferentes. Leve à geladeira.

Prepare o recheio

Em uma panela média, de fundo grosso,misture a manteiga,  o  açúcar  mascavo,  a  glucose   de milho e  o  leite condensado. Leve ao fogo médio-alto, mexendo sempre até que o creme engrosse e comece a soltas das laterais e do fundo da panela, 8-10 minutos (como um brigadeiro). Despeje sobre a base e cubra   com a farofinha  de  massa. Asse  até  dourar  25-30  minutos.Deixe esfriar completamente na forma. Corte em barrinhas para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário